Para fazer em todos os trimestres! Importante!

 

Beba água

Durante a gravidez você deve tomar uns 8 copos de água por dia. Para facilitar, tenha uma garrafinha de água sempre à mão para se manter hidratada.

Faça alongamento

O alongamento aumenta a sua flexibilidade, evita cãibras e faz você se sentir mais solta e relaxada.

Saiba mais sobre ioga e alongamento na gestação.

Tire sonecas

Quando o cansaço bater, tire uma soneca de uns 15 minutos, pelo menos. Se você estiver no trabalho, ache um cantinho para se isolar (feche a porta do escritório, encontre uma salinha vazia, vá para o carro, se o estacionamento for seguro, ou feche os olhos no banheiro). Não se esqueça de colocar o alarme para tocar no celular.

Tenha lanchinhos saudáveis sempre à mão

Quando a fome atacar, é bom ter algo nutritivo (como barras de cereal, castanhas, frutas secas) na bolsa, no carro ou no trabalho. Isso ajuda você a comer menores quantidades mais vezes ao dia, o que pode aliviar um pouco os enjoos.

Experimente técnicas de relaxamento

Tem muita coisa interessante por aí para ajudar você a ficar tranquila e dormir melhor, como algumas técnicas de respiração, imaginação guiada, ioga pré-natal, relaxamento muscular progressivo. Pesquise sobre elas e descubra a que mais tem a ver com você.

Veja técnicas de respiração que ajudam até no parto.

Faça caminhadas

Uma caminhadade 15 a 20 minutos é suficiente para aumentar a sua energia quando você estiver se sentindo exausta. Na verdade esse é o melhor exercício para as grávidas. Deixe a preguiça de lado e vá passear um pouco!

Coma um superalimento para grávidas

Para ter uma gravidez ainda mais saudável, escolha um desses alimentos superpoderosos, como ovos, castanha do pará e feijão. Veja aqui a lista dos 10 melhores alimentos para a gravidez e torne sua dieta mais rica em nutrientes.

Registre este momento

Coloque o que você está pensando ou sentindo em um papel ou em um blog, seja de uma maneira mais organizada como um diário ou mesmo em alguns pedaços espalhados conforme vem a inspiração. Imagine como será emocionante quando você puder compartilhar isso mais tarde com o seu (sua) filho(a).

Administre seu peso

O médico vai monitorar seu peso durante toda a gravidez para garantir que você esteja engordando de forma saudável e no ritmo adequado. O tanto que você vai engordar depende de vários fatores, como seu peso antes de engravidar. Monitore a balança mas não encane demais — são quilos preciosos para ajudar seu bebê a crescer. Nada de fazer regime! Para entender melhor o assunto, leia mais sobre ganho de peso na gravidez.

Priorize o seu bem-estar

Que tal ir ao cinema, jantar fora ou fazer uma massagem? Você merece fazer algo de que goste, afinal, gravidez dá trabalho! Veja aqui mais ideias para ficar bonita e se sentir bem durante a gravidez

Procure os amigos

A gravidez mexe muito com as emoções, com variações de uma hora para outra. Procure, então, aqueles amigos bons de conversa para compartilhar seus sentimentos positivos e negativos, seus medos e preocupações. Bater um papo com futuras mamães na nossa comunidade também pode ajudar bastante.

Fique atenta a sinais de problema

Veja a nossa lista de sintomas da gravidez que nunca devem ser ignorados. Se você estiver se queixando de algum deles, procure o seu médico ou vá ao posto de saúde imediatamente.

Tire fotos do barrigão

Divirta-se ao registrar o crescimento da sua barriga semana a semana. Dê uma olhada nas nossas galerias de fotos de barriga e inspire-se!

Não se esqueça do romance

O bebê vai ocupar grande parte da sua cabeça e do seu coração, mas não se esqueça de cultivar o romance, para seu companheiro não se sentir desprezado. Já é difícil para os futuros papais participar da gravidez, se não tem nada acontecendo na barriga deles. Um pouco de paparico da sua parte só vai fortalecer a relação de vocês.